segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

MISSA DO GALO




Como já vem sendo tradição desde há muitos anos, celebrou-se mais uma cerimónia da Missa do Galo na Paróquia do Cercal com uma duração de cerca de 1h30/ 2h.
Com início marcado às 22h30 do dia 24 de Dezembro, o povo da freguesia não faltou a este encontro, a igreja estava com a lotação esgotada denotando-se assim a importância deste evento para todos.
O carácter especial desta cerimónia envolveu vários grupos na sua preparação, a participação do Coro do Cercal com o apoio de jovens músicos, assim como o Grupo de Jovens Seara veio marcar a diferença em relação ao habitual.
Este ano a mensagem do grupo de Jovens Seara foi feita através de um pequeno teatro, em que quatro elementos representaram cada um por sua vez, personagens-tipo da sociedade onde vivemos, questionando-se no que é que o Natal poderia representar para cada um deles. A mensagem passou, apesar de um pequeno problema técnico com o microfone.
A homília do Sr Prior foi bastante clara em relação à época vivida neste momento realçando o facto de não se deixar levar apenas pelo espírito do momento mas sim em conseguir viver o Natal no dia-a-dia e isso durante todo o ano, deixando assim tema para uma reflexão tanto pessoal como colectiva a toda a comunidade.
O Coro e os músicos conseguiram dar outro tom aos cânticos habituais introduzindo também outros próprios da quadra natalícia demarcando-se assim pelo óptimo trabalho em conjunto, em que as vozes realmente sobressaíram, pena este ano não estarem presentes tantas vozes masculinas nos graves mas mesmo assim marcou-se a diferença.
Esperamos todos que haja sempre continuidade já que este evento reúne a comunidade paroquial e até atrai pessoas das paróquias vizinhas pela beleza e harmonia que também transmite.


Nelson Baptista

Sem comentários: