quinta-feira, 5 de março de 2009

FESTAS DE SANTO ANTÓNIO NO CERCAL






























A tradicional homenagem a Santo António voltou a ser prestada pelas nossas gentes. Os cercalenses nascidos em 1959 e 1984 tomaram a responsabilidade de organizar a referida homenagem.
O início das festividades deu-se com a celebração de Eucaristia e procissão na igreja paroquial. São Pedro foi também padroeiro da festa oferecendo excelentes condições meteorológicas embelezando ainda mais a procissão. Os Santos saíram à rua acompanhados pelas esmeradas ofertas, representadas nos andores de bolos e chouriços. Após a Eucaristia, houve venda de bolos e quermesse de animais.
Com a chegada da noite, deu-se inicio ao baile. O organista Nelson Marto abriu as hostes com a melhor música popular portuguesa. O frio convidava a um pé de dança e à prova do famoso traçado.
Na segunda-feira e após a Eucaristia decorreu o aguardado Jogo da Vaca. Antes do inicio do jogo foram vendidas rifas com uma correspondência única com um quadrado num campo de futebol. Foi solta uma vaca nesse espaço e esperou-se que esta defecasse. O concorrente que tivesse adquirido o espaço onde esta defecou é premiado com a própria Vaca. Foram colocadas à venda 800 rifas. O número sorteado foi o 737. O número sorteado não foi vendido sendo que a vaca foi leiloada.
Com a noite chegou o baile, sendo que o ponto alto foi o concurso de máscaras. Durante o concurso de máscaras centenas de pessoas estavam de olhos postos no palco para ver desfilar os mais de 140 concorrentes. O grupo musical Bruno Matias continuou a animar o arraial até ao termo das festividades.














Pedro Simão

Sem comentários: