As mudanças são grandes. Estamos a falar de uma melhoria significativa das vias rodoviárias da nossa freguesia. Toda a nossa terra está a sofrer remodelações nas estradas principais e secundárias. As obras tiveram início há cerca de 6 meses e já se encontram numa fase bastante avançada. Estas obras consistiam, não só na colocação de alcatrão novo, mas sim numa remodelação quase completa da via pública. Nas obras, só faltou mesmo foi a instalação do saneamento básico, que podia já ser implementado visto estar previsto nas obras a realizar. Caso assim fosse, ficava completa a obra nas estradas da freguesia, mas, o aumento significativo no preço final do projecto deve ter sido o factor que levou à não realização da instalação do saneamento básico.
É de louvar o grande esforço feito pelas autoridades competentes, como a Junta de Freguesia, para que esta obra fosse realizada, visto os cofres da câmara não estarem cheios tendo em conta os tempos que se estão a passar. A requalificação das vias rodoviárias veio a propósito da inauguração da Junta de Freguesia de Cercal, que aconteceu há cerca de um mês. As estradas que usufruíram da sua requalificação estão indicadas no fotografia, podendo ser constatado que quase todo o lugar dos Vales e toda a zona centro do Cercal, estão em fase final da obra. Em fase inicial esta o início do troço entre o Cercal e os Vales, a ligação da estrada dos Vales para as Matas e a colocação do segundo tapete em toda a estrada que liga os Vales ao Cercal. As obras realizadas, note-se que não foram só de repavimentação, mas sim de alargamento, de alisamento, de colocação de touvenan para as vias não cederem e as respectivas valetas cimentadas. Pode-se dizer que, estão a ser realizadas mudanças nas ligações entre as aldeias e no centro da Freguesia, mas estas estão a ser feitas com qualidade, só fica mesmo a faltar o tão desejado saneamento, que caso este venha a ser colocado na freguesia, vamos ter novos buracos na "estrada nova".
Não se podemos esquecer, que para o alargamento das vias, tanto os terrenos, como algumas serventias e alguns muros privados, terão de sofrer alterações, ficando assim os proprietários com um pouco menos daquilo que já tinham. Esta é a maneira de pensar errada, pois as condições de habitabilidade, em toda a freguesia, aumentam com o alargamento das estradas, sendo no entanto triste e desonesto, "não permitir" à Câmara de Ourém, responsável pela obra, o corte de um metro ou dois, ou o derrube de um muro ou outro, que estejam a dificultar as obras. Existem casos onde isso está a acontecer, e pede-se a todas as pessoas lesadas, que tenham o mínimo de bom senso, e pensem nas obras como uma mais valia, para toda a freguesia e para todas as pessoas que nela circulam. Agradece-se no entanto às pessoas que já tiveram de "oferecer". Vamos pensar que hoje está a ser necessário pedir a alguém licença, para ceder um pouco da sua propriedade, sabendo que é para o bem de toda a população. Damos hoje, pois podemos precisar amanhã.
Ramo D'Além
1 comentário:
Olha espero que nao se irao esquecer de recuar o poste de electricidade que esta quase no meio da estrada...lol
Enviar um comentário