segunda-feira, 6 de julho de 2009

TASQUINHAS CERCAL








































































Uma vez mais realizaram-se as Tasquinhas do Cercal, somando este ano a 10ª edição. As tasquinhas ocorreram nos dias 11, 12, 13 e 14 do passado mês de Junho, organizadas pelo Centro Desportivo Social Cultural de Cercal Vales e Ninho.
Situadas no centro da freguesia, entre o novo edifício da Junta de Freguesia e a sede do CDSCCVN, estavam compostas por duas tasquinhas de comes e bebes, uma quermesse, uma tasquinha dedicada apenas a doces, e outra à cultura, nunca esquecendo o bar, que para além das típicas bebidas, desfrutava da já tão tradicional e famosa sangria do Cercal.
As tasquinhas 2009 contaram com uma gastronomia bastante variada, assim sendo, na quinta-feira foram servidos almoços e jantares, que tiveram como ementa Ossos com Couves Ripadas, Bacalhau com Chícharos, e Grelhados Mistos. Os tradicionais petiscos não foram esquecidos, como os caracóis, o pica-pau, as moelas, entre outros servidos nos quatro dias do evento. A actuação musical esteve a cargo do conjunto musical NKZ.
A sexta-feira, dia de trabalho para a maior parte das pessoas, tinha como ementa, para o jantar, Bacalhau com Broa no Forno, Galo Guisado, e Grelhados Mistos. No dia dedicado ao rock, fomos presenteados com a banda revelação do Cercal, os Bate na Bi-Za-Vó, que deram um espectáculo de música extraordinário. Os meus parabéns a estes pequenos grandes músicos, que na minha opinião vão ter muitos sucessos.
Após a actuação dos meninos da terra tocou o grupo musical "The Peorth" que trazem sempre muito público onde quer que actuem.
O sábado contou com uma gastronomia também variada, sendo a Sopa da Pedra, Carne de Porco à Alentejana, Bacalhau à Brás e Grelhados Mistos, e em palco tivemos um grupo musical, relativamente recente os "Prova de Fogo". Durante a manhã e tarde houve lugar ao jogo de Petanque, mais uma novidade na 10ª edição das tasquinhas do Cercal.
O último dia das tasquinhas, domingo, foram servidos almoços e jantares que tinha na ementa Sardinhas Grelhadas com Esparregado, Feijoada de Galo, Coxas de Frango e Rancho da Aldeia. Durante a tarde de domingo fomos presenciados com a Escola de Dança e Ballet da Caranguejeira, que mostraram jovens com dinamismo e empenho fantástico, para as idades em questão. De realçar que dois elementos da escola deslumbraram-nos com uma dança inigualável, os protagonistas Francisco Rodrigues Ferreira e Bárbara Rodrigues Camarinha, que com esta dança ganharam o 1º prémio do 2º escalão do VI Concurso Internacional de Dança do Algarve – Dançarte no Teatro das Figuras em Faro.
Ao início da noite o Duo Musical ShortCut, tocou músicas tradicionais para que os presentes pudessem dar um pezinho de dança.
As tasquinhas correram, na minha opinião, na perfeição e com toda a certeza que para o ano se vão realizar novamente, pois temos fama de freguesia activa e dinâmica e assim queremos manter…
A direcção do CDSCCVN agradece efusivamente a todas as pessoas que colaboraram na realização das tasquinhas.
Pró ano há mais….
Freddy Simão

FUTSAL 2009 CDSCCVN






O brilho do futsal está de volta. Deu início no passado dia 22 de Junho mais um torneio de futsal organizado pelo CDSCCVN. Para que este torneio voltasse a ser um dos melhores do Distrito de Santarém, eram necessárias obras urgentes, tanto no piso como nos balneários. Para isso foi realizada uma candidatura de apoio a fundos provenientes do instituto do desporto, ao qual este respondeu de boa forma. As obras de remodelação fixavam-se nos 40.098,47€, sendo que o IDP financiou a obra em 9.500€. Este financiamento permitiu o arranque das obras de remodelação dos balneários e da colocação de um novo piso. Foi então que se deu início às obras cerca de 1 mês antes do torneio e para que estas corressem da melhor maneira foi necessário um grande envolvimento por parte dos membros do CDSCCVN, apelando a muitos elementos ligados à instituição para que toda a ajuda fosse aplicada em prol do final das obras a tempo do início do torneio. É com satisfação que se pode agradecer muito a todas as pessoas que ofereceram desde pequenos a grandes contributos para que a obra terminasse.
Agradecimentos à parte, visto que também serão guardados para o final do torneio, falemos um pouco do decorrer do mesmo. Este ano, e talvez devido às remodelações, a adesão de equipas foi muito grande, superior ao esperado. A participar no torneio estão 24 equipas sendo que ficaram algumas por participar.
Como referi anteriormente, o início do torneio foi no dia 22 de Junho, começando com jogos muito emotivos e de bom futebol. O torneio está organizado por uma primeira fase de 4 grupos de 6 equipas cada, sendo que estas estão bem distribuídas. As equipas participantes, na sua grande parte, praticam muito bom futebol sendo que elevam a qualidade do torneio para um patamar elevado.
No decorrer do torneio apela-se mais uma vez ao fair-play entre as equipas, e que estas estejam interessadas apenas na prática de bom futebol. Vamos entrar para a terceira jornada, onde as surpresas ainda não surgiram.
Apela-se às pessoas para que assistam aos jogos, repito as minhas palavras, “façam da vossa presença, o orgulho da nossa obra”, e sem assistência o espectáculo perde-se. A verdade é que também tem estado boas plateias durante os jogos, denotando o interesse por parte da população nas iniciativas da instituição.
Até ao final do mesmo espera-se que este seja competitivo e que no final ganhe a melhor das equipas. Bons Jogos.

Gonçalo Ferreira

segunda-feira, 8 de junho de 2009

CAPA JUNHO 2009


XXI TORNEIO FUTSAL CERCAL 2009


TORNEIO PETANQUE CERCAL 2009


X TASQUINHAS DO CERCAL 2009


3º EDIÇÃO DO PASSEIO BTT ROTA DO NINHO
























































Passou um ano e assim se realizou mais um passeio de BTT na freguesia de Cercal, a 3ª edição do Passeio BTT Rota do Ninho. O passeio realizou-se domingo dia 24 de Maio, organizado pela equipa da freguesia Yellow Team inserida na Associação de Promoção da Freguesia do Cercal. Relativamente ao ano transacto, pode dizer-se que o passeio foi um pouco mais suave, um pouco mais curto com aproximadamente 25 km e com menos subidas vertiginosas.
O passeio de 2009 contou com um número recorde de inscrições, com 191 BTT’tistas, das quais 182 são participações masculinas e 9 são participações femininas, inscrições que foram desde os 10 aos 54 anos, para que se possa ver que se trata mesmo de um passeio para todas as idades. Apesar de no dia anterior a meteorologia estar muito má para a prática do desporto ao ar livre pois choveu durante quase todo o dia, o domingo acordou perfeito para a prática de BTT.
Como habitualmente, a partida foi dada no recinto da capela do Ninho d’Águia, com a presença de representantes tanto da Junta de Freguesia (Adriano Francisco) como da Câmara Municipal (Armando Neto). O percurso deste ano teve algumas alterações relativamente a anos anteriores. Depois de saírem do Ninho d’Águia os BTT’tistas dirigiram-se pelo meio dos pinhais da freguesia em direcção à freguesia vizinha (Matas), passando pelo Outeiro das Gameiras, depois Vale da Rosa, para depois entrar nos pinhais da localidade dos Canais, onde se realizou o reforço para equilibrar as energias para o restante da prova. O reforço consistia num sumo, pão com chouriço, um chocolate e uma peça de fruta.
Para a segunda parte do percurso estava preparada a passagem dos BTT’tistas pelas localidades do Casal da Estortiga, Sobral, Estrada do Vale Tacão, Cercal, Estrada da Barrocaria, Vales, para depois regressarem novamente à capela do Ninho d’Águia. À chegada ao Ninho quem quisesse tinha ao seu dispor os balneários do campo de futebol nos Vales, para poderem tomar banho. Após a chegada dos participantes, quem ficou para o almoço, teve como ementa porco no espeto e bebidas à descrição.
A 3ª edição do Passeio de BTT Rota do Ninho, teve como prémios: equipa mais distante (8045, de Pombal), a equipa mais numerosa (Naturbike), o participante mais novo (Samuel Amável – 10 anos), o participante mais velho (Manuel Marques – 54 anos) e a 1ª inscrição feminina (Inês Costa). Todos os participantes levaram lembranças para casa.
O 3º BTT Rota do Ninho contou com diversos apoios, a Yellow Team que faz parte da APFC, que em conjunto organizaram o evento, a Câmara Municipal de Ourém que disponibilizou o seguro, a população do Ninho D’Águia e do Cercal, que ajudaram na segurança nas estradas durante a prova, ao Centro Desportivo Social e Cultural do Cercal Vales e Ninho (CDSCCVN), que disponibilizou os balneários nos Vales para os participantes poderem tomar banho, às cozinheiras do almoço e as respectivas ajudantes, aos Bombeiros Voluntários de Espite, que disponibilizaram uma ambulância para eventuais quedas, aos patrocinadores, aos proprietários dos terrenos por onde passaram os BTT’tistas, e a todas as pessoas que tornaram possível a organização deste evento. A todos um muito obrigado, e até pró ano…




















Freddy Simão