segunda-feira, 6 de abril de 2009

Capa Abril 2009


A nossa terra em nome dos pobres



O grupo do 7º ano de catequese, no dia 14 do mês transacto, em que o tema da aula era a justiça, leu no "Jornal de Leiria" um artigo do grupo missionário Ondjoyeto. Esse mesmo artigo pedia ajuda para o Gungo, uma aldeia pobre de um país africano, Angola.
O nosso grupo de catequese aceitou de boa vontade colaborar.
Em duas aulas de catequese, organizámos tudo para dar a conhecer à população esta campanha em que pretendíamos angariar bens alimentares, material escolar, roupas e calçado, entre outros.
Como o grupo Leiriense irá pagar um contentor para enviar estes bens (um valor que ascende os 6mil euros), então a nossa turma no dia 22 de Março organizou uma tarde de convívio, com jogos, bolos, bifanas, e algumas bebidas. Nessa tarde angariámos 356.14€. Para entregar as ofertas da comunidade do Cercal, Vales e Ninho, no dia 28 com ajuda de alguns pais fomos a Regueira de Pontes (localidade do grupo Ondjoyeto). Estivemos com o Sr. Padre Victor Mira que acolheu as ofertas de bom agrado. Assim agradecemos por todo o apoio que nos deram e pelo contributo para o sucesso desta doação. Obrigada.


Texto de A turma de
catequese do 7ºano

Festival de Música Inter-Escolas em Fátima



"Inter-Escolas" é um concurso de música que tem vindo a ser organizado pela Câmara Municipal de Ourém, que já conta com 13 edições, em que participam várias escolas da zona de Fátima/Ourém. É um concurso que desafia cada escola a ter um grupo (ou apenas uma pessoa) que interprete uma música para concorrer com as outras escolas. Os alunos estão divididos por escalões sendo os mais pequeninos do escalão A e os mais velhos do escalão E.
A escola que frequento, Escola Básica e Secundária de Ourém, organizou no passado dia 6 de Março um "festival da canção" para escolher quem iria representá-la neste mesmo concurso. Pensei que fosse uma boa ideia inscrever-me e convidar grandes músicos como os irmãos Ricardo e Eduardo Ferreira do Cercal e Pedro Costa do Vale Faria para tocarem piano, violino e bateria, respectivamente. Mostraram-se logo disponíveis e motivados para ajudar, porque, tal como eu, sentem-se bem em cima de um palco! Juntámo-nos a outra cantora amiga (Catarina), a uma flautista (Débora) e a um baixista (Gil) e começámos a ensaiar a música "Beautiful" da cantora Christina Aguilera.
Chegou o dia 6 de Março e lá estávamos nós para actuar e mostrar que conseguimos preparar e fazer música. A actuação correu bem, divertimo-nos em palco, mostrámos que gostamos do que fazemos! No final da noite, descobrimos que, afinal atingimos o nosso objectivo, agora estava na altura de representar a EBSO (Escola Básica e Secundária de Ourém) no "Festival inter-escolas". Tínhamos muita vontade de o fazer, o nosso prémio era mesmo esse: actuar para a grande plateia do Paulo VI em Fátima no dia 20 de Março, não era preciso mais nada!
As duas semanas que separaram o cine-teatro do Paulo VI passaram rápido.
No dia 20 fez-se em Fátima um espectáculo muito bonito que iniciou com os pequenos artistas de várias escolas da zona e foi continuando com actuações de escolas como Caxarias, Escola E.B. 2,3, D. Afonso, IV conde de Ourem, Colégio do Sagrado Coração de Maria, CEF, S. Miguel e EBSO. Os vencedores do nosso escalão pertenciam ao CEF que cantaram a musica "Pretty Woman".
Apesar de não levarmos a vitória para casa, ficámos muito contentes com a nossa actuação e com todos os aplausos que recebemos! Ficámos com vontade de mais!
Assim, agradeço desde já a todas as pessoas que foram assistir às nossas actuações e que nos apoiaram. Agradeço também ao Ricardo, Eduardo e Pedro por terem aceite representar uma escola que não era a sua e por terem dado sempre o seu melhor! É assim que nos divertimos!!
Para os mais interessados e para aqueles que não tiveram possibilidade de ver a actuação ao vivo basta irem ao site www.youtube.com e pesquisarem por Catarina e Vé-Beautiful de Christina Aguilera.


Texto de Véronique Rodrigues

quinta-feira, 5 de março de 2009

CAPA MARÇO 2009


FESTAS DE SANTO ANTÓNIO NO CERCAL






























A tradicional homenagem a Santo António voltou a ser prestada pelas nossas gentes. Os cercalenses nascidos em 1959 e 1984 tomaram a responsabilidade de organizar a referida homenagem.
O início das festividades deu-se com a celebração de Eucaristia e procissão na igreja paroquial. São Pedro foi também padroeiro da festa oferecendo excelentes condições meteorológicas embelezando ainda mais a procissão. Os Santos saíram à rua acompanhados pelas esmeradas ofertas, representadas nos andores de bolos e chouriços. Após a Eucaristia, houve venda de bolos e quermesse de animais.
Com a chegada da noite, deu-se inicio ao baile. O organista Nelson Marto abriu as hostes com a melhor música popular portuguesa. O frio convidava a um pé de dança e à prova do famoso traçado.
Na segunda-feira e após a Eucaristia decorreu o aguardado Jogo da Vaca. Antes do inicio do jogo foram vendidas rifas com uma correspondência única com um quadrado num campo de futebol. Foi solta uma vaca nesse espaço e esperou-se que esta defecasse. O concorrente que tivesse adquirido o espaço onde esta defecou é premiado com a própria Vaca. Foram colocadas à venda 800 rifas. O número sorteado foi o 737. O número sorteado não foi vendido sendo que a vaca foi leiloada.
Com a noite chegou o baile, sendo que o ponto alto foi o concurso de máscaras. Durante o concurso de máscaras centenas de pessoas estavam de olhos postos no palco para ver desfilar os mais de 140 concorrentes. O grupo musical Bruno Matias continuou a animar o arraial até ao termo das festividades.














Pedro Simão

FESTEJOS EM HONRA DE SANTO ANTÓNIO






Apenas uma recordação e uma gratidão!
No passado dia 15 de Fevereiro, decorreram os festejos de Santo António no Ninho de Águia e queremos recordar o bom funcionamento com que os festejos do mesmo lugar souberam unir esforços e sacrifícios para que fosse possível a festa que correu tão bem que nem parecia que estamos em crise.
Houve muita generosidade de todos os que nos visitaram há excepção de alguém que causou vários problemas nos vários sectores da festa, mas graças a Deus não foi preciso força maior e tudo acabou em paz.
Uma gratidão à Divina Providência que dois dias antes da nossa festa chovia teimosamente, o que nos trazia perplexos sobre a nossa sorte na festa. Pois sentimos todos agradecidos por termos merecido a luz do sol, o que deu para maior convívio.
Os festeiros também agradecem a um amigo da nossa terra que pagou a alguns acordeonistas para virem fazer um pouco de bairrismo, eram cinco elementos e de várias idades que muita alegria nos trouxe ao sair da missa porque foi a primeira vez que um grupo assim nos visitou com a mais pura música portuguesa.
E assim terminaram as festas de inverno com bolos, pão e vinho feito com uvas. Somos poucos mas firmes que continuamos a dar o nosso tempo e certos que assim fazendo Deus também nos ajudará.


José da Piedade Silva

quarta-feira, 4 de março de 2009