
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
SERVIÇO DE APOIO AO DOMICÍLIO

O CDSCCVN vem agradecer ao Sr. António Reis, utente do nosso serviço de apoio ao domicílio desde que iniciámos este serviço, pela doação de uma máquina de costura para pequenos arranjos na roupa dos nossos utentes. Este donativo é muito importante uma vez que demonstra o enorme carinho que este utente tem pelo trabalho que é realizado todos os dias pelo serviço de apoio aos idosos na nossa freguesia.
O Serviço de Apoio Domiciliário tem como objectivo a prestação de serviços considerados essenciais para uma boa qualidade de vida do idoso. Assim prestamos os quatro serviços: Alimentação, tratamento de roupa, higiene pessoal e higiene habitacional. Estes serviços são prestados pelas colaboradoras com formação na área dos idosos.
O CDSCCVN criou este serviço para ajudar quem necessita de pequenas ajudas no seu dia a dia e só tem continuidade se conseguir prestar assistência aos idosos e famílias do Cercal. Assim apelamos a quem necessitar não receie em pedir ajuda, não é nenhuma vergonha nem tão pouco uma dependência, é sim saber aceitar e aproveitar o tempo de uma forma diferente.
QUEREMOS AJUDAR QUEM NECESSITA.
CDSCCVN
O Serviço de Apoio Domiciliário tem como objectivo a prestação de serviços considerados essenciais para uma boa qualidade de vida do idoso. Assim prestamos os quatro serviços: Alimentação, tratamento de roupa, higiene pessoal e higiene habitacional. Estes serviços são prestados pelas colaboradoras com formação na área dos idosos.
O CDSCCVN criou este serviço para ajudar quem necessita de pequenas ajudas no seu dia a dia e só tem continuidade se conseguir prestar assistência aos idosos e famílias do Cercal. Assim apelamos a quem necessitar não receie em pedir ajuda, não é nenhuma vergonha nem tão pouco uma dependência, é sim saber aceitar e aproveitar o tempo de uma forma diferente.
QUEREMOS AJUDAR QUEM NECESSITA.
CDSCCVN
CÂMARA DE OURÉM TEM NOVO PRESIDENTE

Com a saída do presidente da Câmara Municipal de Ourém, David Catarino, para o Turismo de Leiria/Fátima, o até agora vice-presidente Victor Frazão assumiu a presidência da autarquia. Para o lugar de vereador que ficou vago entrou o até então adjunto Luís Albuquerque. Com o novo executivo formado procedeu-se a uma nova distribuição de pelouros.
Assim, o novo presidente da Câmara, Victor Frazão, assume a coordenação geral dos serviços, o planeamento, a contratação pública, os recursos humanos, as relações exteriores, o sector empresarial municipal, o apoio ao desenvolvimento económico, a articulação com as freguesias e o desenvolvimento de parcerias.
Armando Neto assume a vice-presidência, substituindo o presidente nas suas faltas e impedimentos. Acompanha o Departamento de Educação, Desporto, Cultura e Acção Social (DECAS), a Divisão Administrativa e Financeira (DAF) e a Divisão de Apoio Jurídico (DAJ).
João Moura coordena a política ambiental do município, acompanhando a Divisão de Ambiente, a Divisão de Planeamento e Desenvolvimento (DPD) e o Projecto Municipal de Ordenamento do Território de Ourém (PMOTO). Acompanhará ainda a Protecção Civil.
Luis Albuquerque acompanha a Divisão de Obras Municipais (DOM), a Divisão de Estudos e Projectos (DEP) e o Projecto Municipal de Sistemas de Informação, Qualidade, Formação e Inovação (PMSIQFI). Será o responsável pela Gestão de Pagamentos e pelo Acompanhamento da Tesouraria.
Assim, o novo presidente da Câmara, Victor Frazão, assume a coordenação geral dos serviços, o planeamento, a contratação pública, os recursos humanos, as relações exteriores, o sector empresarial municipal, o apoio ao desenvolvimento económico, a articulação com as freguesias e o desenvolvimento de parcerias.
Armando Neto assume a vice-presidência, substituindo o presidente nas suas faltas e impedimentos. Acompanha o Departamento de Educação, Desporto, Cultura e Acção Social (DECAS), a Divisão Administrativa e Financeira (DAF) e a Divisão de Apoio Jurídico (DAJ).
João Moura coordena a política ambiental do município, acompanhando a Divisão de Ambiente, a Divisão de Planeamento e Desenvolvimento (DPD) e o Projecto Municipal de Ordenamento do Território de Ourém (PMOTO). Acompanhará ainda a Protecção Civil.
Luis Albuquerque acompanha a Divisão de Obras Municipais (DOM), a Divisão de Estudos e Projectos (DEP) e o Projecto Municipal de Sistemas de Informação, Qualidade, Formação e Inovação (PMSIQFI). Será o responsável pela Gestão de Pagamentos e pelo Acompanhamento da Tesouraria.
Susana Ribeiro
segunda-feira, 5 de janeiro de 2009
FESTA DE NATAL DOS IDOSOS DA FREGUESIA
o passado dia 17 de Dezembro de 2008 realizou-se mais uma festa de Natal dos idosos da freguesia organizada pelo CDSCCVN. Este ano iniciou-se a festa com uma missa na igreja do Cercal pelas 11h30m. De seguida seguiu-se o almoço com o tradicional bacalhau com grelos. Durante a tarde tivemos a colaboração do jardim-de-infância que nos apresentou uma peça de Natal em conjunto com alguns idosos que se encontravam na festa e que fizeram de coro na peça. Foi um momento importante no convívio entre gerações.
Depois desta demonstração houve lugar ao convívio entre participantes onde se juntaram algumas pessoas a jogar às cartas, conversar e alguns a dar um pé de dança onde reinou, principalmente, a boa disposição.
No final da tarde houve lugar a um pequeno lanche e à distribuição de um Bolo Rei patrocinado pela Junta de freguesia.
O Centro todos os anos realiza este convívio e vem de encontro às necessidades da população mais idosa. È neste sentido que o Centro tem vindo a trabalhar e cada vez mais tem o objectivo de promover a participação activa dos idosos na freguesia. Assim, para o ano de 2009 o Centro tem como objectivo criar um espaço de convívio onde os idosos poderão, uma vez por semana, participar em actividades dinamizadas pelo Centro e sempre de acordo com as suas próprias expectativas. Este espaço terá o nome de Centro de Convívio e terá a aprovação da segurança social.
Pouco a pouco temos vindo a trabalhar para criar respostas dentro da nossa freguesia às necessidades que nos vão surgindo, mas o trabalho só será recompensado se tivermos a ajuda e a participação de todos. O Apoio Social só funciona se a população assim o entender. A todos desejos de um Bom Ano com saúde, amor e trabalho.
CDSCCVN
MISSA DO GALO
Como já vem sendo tradição desde há muitos anos, celebrou-se mais uma cerimónia da Missa do Galo na Paróquia do Cercal com uma duração de cerca de 1h30/ 2h.
Com início marcado às 22h30 do dia 24 de Dezembro, o povo da freguesia não faltou a este encontro, a igreja estava com a lotação esgotada denotando-se assim a importância deste evento para todos.
O carácter especial desta cerimónia envolveu vários grupos na sua preparação, a participação do Coro do Cercal com o apoio de jovens músicos, assim como o Grupo de Jovens Seara veio marcar a diferença em relação ao habitual.
Este ano a mensagem do grupo de Jovens Seara foi feita através de um pequeno teatro, em que quatro elementos representaram cada um por sua vez, personagens-tipo da sociedade onde vivemos, questionando-se no que é que o Natal poderia representar para cada um deles. A mensagem passou, apesar de um pequeno problema técnico com o microfone.
A homília do Sr Prior foi bastante clara em relação à época vivida neste momento realçando o facto de não se deixar levar apenas pelo espírito do momento mas sim em conseguir viver o Natal no dia-a-dia e isso durante todo o ano, deixando assim tema para uma reflexão tanto pessoal como colectiva a toda a comunidade.
O Coro e os músicos conseguiram dar outro tom aos cânticos habituais introduzindo também outros próprios da quadra natalícia demarcando-se assim pelo óptimo trabalho em conjunto, em que as vozes realmente sobressaíram, pena este ano não estarem presentes tantas vozes masculinas nos graves mas mesmo assim marcou-se a diferença.
Esperamos todos que haja sempre continuidade já que este evento reúne a comunidade paroquial e até atrai pessoas das paróquias vizinhas pela beleza e harmonia que também transmite.
Com início marcado às 22h30 do dia 24 de Dezembro, o povo da freguesia não faltou a este encontro, a igreja estava com a lotação esgotada denotando-se assim a importância deste evento para todos.
O carácter especial desta cerimónia envolveu vários grupos na sua preparação, a participação do Coro do Cercal com o apoio de jovens músicos, assim como o Grupo de Jovens Seara veio marcar a diferença em relação ao habitual.
Este ano a mensagem do grupo de Jovens Seara foi feita através de um pequeno teatro, em que quatro elementos representaram cada um por sua vez, personagens-tipo da sociedade onde vivemos, questionando-se no que é que o Natal poderia representar para cada um deles. A mensagem passou, apesar de um pequeno problema técnico com o microfone.
A homília do Sr Prior foi bastante clara em relação à época vivida neste momento realçando o facto de não se deixar levar apenas pelo espírito do momento mas sim em conseguir viver o Natal no dia-a-dia e isso durante todo o ano, deixando assim tema para uma reflexão tanto pessoal como colectiva a toda a comunidade.
O Coro e os músicos conseguiram dar outro tom aos cânticos habituais introduzindo também outros próprios da quadra natalícia demarcando-se assim pelo óptimo trabalho em conjunto, em que as vozes realmente sobressaíram, pena este ano não estarem presentes tantas vozes masculinas nos graves mas mesmo assim marcou-se a diferença.
Esperamos todos que haja sempre continuidade já que este evento reúne a comunidade paroquial e até atrai pessoas das paróquias vizinhas pela beleza e harmonia que também transmite.
Nelson Baptista
Subscrever:
Mensagens (Atom)

